Número de fraudes na internet cresceu 23% em 2001.

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Número de fraudes na internet cresceu 23% em 2001.

O número de fraudes na internet cresceu cerca de 23% esse no acumulado dos dez primeiros meses de 2001 em relação ao ano passado, segundo estudo da Liga Nacional de consumidores dos Estados Unidos.

Durante 2000, a Liga recebeu reclamações de consumidores com um total de US$ 3,3 milhões em perdas (US$ 427 por pessoa). Até outubro de 2001, as reclamações apontam US$ 4,3 milhões em perdas (US$ 636).

Cerca de 60% das reclamações desse ano estão relacionadas com sites de leilões o índice teve uma queda significativa em relação ao ano passado, quando os leilões virtuais corresponderam por 78% das queixas de consumidores on-line.

A média de perdas de quem reclamou dos leilões virtuais é de US$ 478, enquanto a média de perdas no comércio eletrônico em geral é de US$ 845. Quando se trata de computadores pessoais, a média chega a US$ 1.102.

Dicas de segurança

A Liga divulgou uma lista com seis dicas para ajudar os consumidores a comprar com mais segurança agora no Natal. A entidade recomenda checar a existência legítima da loja virtual sua sede, seu telefone de contato ou informações junto a alguma entidade de proteção ao consumidor.

O consumidor só deve realizar transações em sites seguros (nessas páginas, costuma aparecer um pequeno cadeado amarelo na parte inferior do navegador), além de imprimir todas as páginas que julgar relevantes para comprovar a compra do produto.

Folha online 08.11.2001

Comentários Sforzin: sobre o tema acima, internet e home banking, estamos desenvolvendo um informativo exclusivo. Aguarde.

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