O Cavalo de Tróia

Sfornizi

Dicas / Atualidades

O Cavalo de Tróia

Além dos vírus que já conhecemos, e servem para danificar nossas máquinas, programas e arquivos, existem alguns programas nocivos ao computador remetidos como anexos e ou taxados pendurados.

É o caso do Cavalo de Tróia, que tem dentre suas várias finalidades, a de espionar os dados e arquivos de computadores ligados à rede, seja de empresas ou de residenciais. Há alguns que são recebidos sem que se saiba, e deixam dados, trilhas, como se fossem caminhos, para serem mais tarde, percorridos pelo seu idealizador.

O Cavalo de Tróia em verdade é um arquivo anexo, normalmente enviado por e-mail, e não apresenta riscos, pode vir como protetor de tela, ou figura, aplicativo, uma vez executado, permite ao remetente um acesso remoto, na medida em que seu computador estiver conectado à rede. As ações do Cavalo de Tróia variam muito.

Eles podem roubar senhas, números de cartões de crédito digitados, dados pessoais registrados no computador, dados criptografados quando mantidos armazenados na HD, e podem também infectar a máquina com vírus, agem como forte ferramenta de espionagem de usuários da rede, uma vez invadida sua máquina, sem que você perceba, todas as teclas que você digitar serão transmitidos os registros “on line” para o malandro oculto.

Assim atente-se, um bom antivírus protege-o contra vírus, mas existem no mercado. programas de proteção adicionais e específicos, para bloquear de tentativas de invasões.

Fonte: Oregon News texto adaptado por Sforzin

Share Button